Esporte é sinônimo de saúde, certo? Mas só saúde física? Claro que não!
A maioria das atividades esportivas traz muitos benefícios para nossa mentalidade, já que liberam hormônios muito importantes para o bem-estar, como a serotonina e a endorfina.
Mas alguns deles, desde a origem, foram pensados para esse fim: a integração entre corpo e mente. E a maioria tem como berço o outro lado do mundo, o oriente!
Tai chi chuan
Seu método de ensino se adapta e respeita a cada um de seus praticantes, sendo considerada uma atividade física de baixo impacto. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem restrições!
Os benefícios da prática do Tai Chi Chuan são inúmeros, fortalece o Sistema Esquelético, Muscular, ativa o Sistema Circulatório, Endócrino, colabora na produção de endorfinas acalmando e dando alegria a seus praticantes!
O Tai Chi Chuan quando bem ensinado, abrange também um processo de desenvolvimento dos melhores potenciais de cada um de nós. Incentiva a calma mental, o equilíbrio emocional e o bom relacionamento entre as pessoas.
Judô
Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou “caminho suave” – Ju (suave) e Do (caminho ou via).
Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
Yoga
A palavra yoga tem sua origem no sânscrito, língua antiga da Índia e Nepal, e sua raiz é “yuj”, que significa “unir” ou “integrar”. Mas o real significado do yoga traz a ideia de união e reintegração do corpo com a mente, levando ao equilíbrio do ser, e também a forma através da qual se pode atingir o estado mais elevado da existência.
Não é por acaso que quando se começa a praticar yoga, percebe-se que há um mundo de descobertas por trás dessa prática. Fica evidente que o yoga vai muito além de movimentos corporais. De fato, ao buscar mais profundamente conhecer os fundamentos dessa filosofia, é possível encontrar grandes mestres como Patanjali, que foi responsável por reunir todo esses ensinamentos no “Yoga sutras”, possibilitando que o yoga fosse entendido de uma forma muito mais ampla e, portanto, também mais transformadora.
Aikidô
O Aikido é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonia/união), KI (energia/espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos 80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz método de defesa pessoal,. Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e projeção.
Wushu
O Wushu estimula a autodefesa e a saúde, visando o bem-estar, o fortalecimento corporal e mental, a capacidade intelectual e moral daqueles que o praticam.
A atividade fortifica os ossos, articulações, tendões e músculos, melhorando o desenvolvimento da coordenação motora e a condição cardiorrespiratória, além de aliviar o estresse. Como arte, desenvolve o respeito, a humildade, a disciplina, o autocontrole e a formação do caráter de seus praticantes.