Veja na prática como é doar sangue
Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que um país possua um estoque seguro de sangue é necessário que tenha de 3% à 5% de sua população como doadora, e hoje o Brasil não tem nem 2%.
Com a pandemia de Covid-19 a população está com medo de se infectar e acaba não indo aos hemocentros doar sangue, o que deixa os estoques de sangue baixos.
Para evitar o contágio os hemocentros estão dando preferência para o agendamento individual. Basta você entrar no site do hemocentro da sua cidade e agendar onde for melhor para você. Confira aqui os hemocentros
É preciso saber que, para doar, a pessoa precisa pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentada e hidratada, se você tem alguma dúvida sobre como doar sangue, confira nossas dicas:
O que não falta é gente precisado dessas contribuições, além dos casos em que o sangue é utilizado integralmente, o material coletado também pode ser separado e receber diferentes aplicações: as plaquetas são usadas em tratamentos contra o câncer e o plasma auxilia na recuperação de pacientes que sofreram queimaduras, por exemplo.