Sabia que estar saudável vai muito além de apenas se ver livre de doenças?
Uma boa saúde mental passa por diversos campos da vida, inclusive nos relacionamentos, mas não só os amorosos.
Neste #DiaDaAmizade, veja quais os benefícios da boa convivência com pessoas que a gente gosta!
Ter bons amigos faz bem pra saúde mental?
Estudos apontam que nutrir laços ajudam a dominar novas habilidades sociais e a ter uma comunicação mais clara, a desenvolver a identidade e ter maior suporte para praticar o autoconhecimento. Além disso, auxilia você a reconhecer seus próprios limites e o do outro, a se responsabilizar pelas expectativas que cria e a ser cuidadoso com os sentimentos do seu amigo(a), isto é chamado de responsabilidade afetiva.
Se uma criança for privada do convívio social ela não consegue desenvolver de modo satisfatório as habilidades básicas. Embora seja comum ouvir sobre a importância da solitude, momento em que você gasta tempo apreciando a própria companhia, o nosso desenvolvimento também depende da relação com outras pessoas.
Ninguém faz algo grandioso sozinho, então, desfrutar da companhia através de boas amizades é ter o privilégio de juntos explorar o potencial que há em partilhar a vida e ideias que quando impulsionadas, podem transformar a realidade. E, mais, gerar a sensação de missão cumprida ou de importância, o que favorece o bem estar e sentido de vida – isto é chamado de maestria.
As amizades envolvem responsabilidade afetiva. O que significa, também, aprender a dizer “não”. Afinal, bons amigos corrigem quando necessário.
Por vezes, será preciso impor limites para que a amizade não seja tóxica e/ou vire justificativa para esgotamento emocional. Então, se permitir viver amizade faz você ter contato com sentimentos diversos, tais como alegria, frustração, raiva. Logo, auxilia você a ter um maior autoconhecimento sobre seus potenciais, limites e desejos.
Quando adquirimos um maior autoconhecimento, mais fácil é termos a inteligência emocional para reagirmos de forma madura diante das discordâncias, frustrações e medos. Pois, pessoas maduras fazem o que precisa ser feito, ainda que os sentimentos tentem afirmar o contrário. Não somos o que sentimos, lembra?
Uma das coisas mais incríveis que experimentamos na amizade é a cumplicidade. Por isto, nossos amigos sabem das nossas maiores dificuldades, medos, fraquezas para, então, nos fortalecermos juntos.
Receber ajuda e ajudar facilita o desenvolvimento da empatia, comunicação clara das nossas necessidades e o alcance do entendimento que dentre bilhões de seres no mundo, temos o privilégio de contar com pessoas queridas que querem o nosso bem.
via Eurekka