O ciclismo é uma das atividades esportivas mais completas, já que trabalha a musculatura, o sistema cardiovascular e as habilidades motoras 🚴
No entanto, pedalar em centros movimentados pode ser um perigo.
Se você é ciclista, confira no blog uma lista de locais para se exercitar com segurança!
E não se esqueça do capacete! ⛑️
Onde pedalar em segurança em SP?
A cidade de São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo. São incontáveis ruas, avenidas, marginais, vias expressas e carros, muitos carros…
Os automóveis e as bicicletas dificilmente terão uma convivência 100% harmônica. Exatamente por isso, a prudência e o cuidado devem vir em primeiro lugar na lista de prioridades dos ciclistas.
Para não contar com a sorte, vale escolher lugares seguros para dar aquele rolê de magrela, não é mesmo? Veja aqui:
Ciclofaixa do Rio Pinheiros
Com cerca de 30 km de extensão, ela se inicia na Av. Miguel Yunes, região da Zona Sul, indo até a região do Parque Villa Lobos, na Zona Oeste de São Paulo.
Localizada em uma região plana e interligando vários bairros, essa via para bicicletas ajuda a mobilidade urbana. Ela é uma ótima opção para evitar o trânsito de São Paulo e acessar estações de trem, alternando o transporte nos momentos em que estiver cansado ou quando a ciclovia não vai até o destino esperado.
Parque das bicicletas
O Parque das Bicicletas é um reduto verde dentro de uma região muito movimentada da cidade de São Paulo. São ao todo 44.545 m2 de área. Localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, a área fica no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, no bairro de Moema.
Desde sua inauguração em agosto de 2000, o parque abriga um público diversificado, mas que procura um local seguro para ter acesso ao lazer e esporte. Apesar do nome, o espaço de 20 mil m² permite muito mais do que as bicicletas. Quem tiver vontade de passear por lá poderá andar de patins, skate, patinete, caminhar, utilizar uma academia ao ar livre, entrar contato com a natureza e muito mais.
Parques em geral
Esse da foto é o Ibirapuera, um dos mais tradicionais e conhecidos da capital. No entanto, além deles, outras dezenas de parques podem ser uma excelente opção para dar uma volta de bike.
Veja se perto de sua casa não existem parques públicos do governo ou do município, eles costumam aceitar ciclistas.
Ciclovias de SP
Se para você a bicicleta é mais que um item de lazer, funcionando de fato como um meio de transporte para as tarefas da vida, procure andar pelas ciclovias, principalmente em avenidas e ruas com intenso tráfego de veículos. Cuidado nunca é pouco.
A cidade possui, segundo a CET, 699,2 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 667,1 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 32,1 km de Ciclorrotas.