Livros são grandes portas para o mundo da imaginação, da criatividade e da cultura 📚
Mas sabia que algumas produções literárias têm o privilégio de se transformar em filmes? 📽
Pois é! E algumas delas ficam tão boas que até chegam ao Oscar.
Veja 5 desses casos e já aproveite para se divertir no final de semana:
Confira os 5 filmes de Oscar baseados em livros
1) Quem quer ser um milionário? (2009)
Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém, a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.
2) A Lista de Schindler (1994)
O alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica.
O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da história, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.
3) Duna (2022)
Precursor de tramas como Star Wars, Matrix e até Game of Thrones, em que a ficção científica ou a fantasia se mesclam a conceitos filosóficos e religiosos, Duna, do americano Frank Herbert (1920-1986), foi lançado em 1965 e ganhou mais cinco sequências – fora os livros derivados que surgiriam depois da morte do autor. A trama se passa no futuro e acompanha os dilemas políticos de um império intergaláctico feudal. No Oscar de 2022, a adaptação do cineasta Denis Villeneuve concorre em dez categorias, entre elas a de melhor filme.
4) O discurso do rei (2011)
O Príncipe Albert da Inglaterra deve ascender ao trono como Rei George VI, mas ele tem um problema de fala. Sabendo que o país precisa que seu marido seja capaz de se comunicar perfeitamente, Elizabeth contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira.
Com efeito, uma extraordinária amizade desenvolve-se entre os dois homens, e Logue usa meios não convencionais para ensinar o monarca a falar com segurança.
5) Menina de ouro (2005)
Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris.
Quando Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. Contudo, quando cede ao seu jeito reservado, os dois formam um vínculo muito próximo que inevitavelmente mudará suas vidas.
Informações de Veja e R7