A alimentação é a base, é o essencial para o funcionamento de nosso corpo. É ela que dará energia ao cérebro para que ele envie sinais a todos os nosso órgãos.
Se é algo TÃO importante, por que costumamos deixar essa questão de lado e não dar o devido valor a uma alimentação saudável?
Se esse tema sempre foi necessário, de um ano para cá, desde o início da pandemia, tornou-se ainda mais.
A rotina de grande parte da população foi drasticamente modificada. Pessoas minimamente ativas passaram a ser sedentárias e a alimentação também sofreu alterações.
Segundo o Ministério da Saúde, alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.
Com isso, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação. Uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde.
10 alimentos essenciais para uma boa nutrição
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Valladoid, na Espanha, e publicada no portal The Conversation listou diversos alimentos importantíssimos para se ter em casa, e estes são alguns deles:
Azeite de oliva
Graças ao seu alto teor de ácido oleico (ômega 9), tem ótimas propriedades de saúde para o coração. Evidências científicas indicam que ele produz uma diminuição do colesterol ruim (LDL) e um aumento do colesterol bom (HDL) no sangue. Além disso, contém bastante vitamina E, que protege as artérias do colesterol já existente no sangue, prevenindo a arteriosclerose.
Grão-de-bico
Esse alimento é 1001 utilidades. O grão-de-bico consegue ser, ao mesmo tempo, substituto do feijão e da carne, no caso dos veganos e vegetarianos.
Isso porque é um produto riquíssimo em proteínas, inclusive o triptofano, um dos responsáveis pela produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Além disso, o grão possui antioxidantes, zelando pela integridade do cérebro.
Manga
Seu teor de água é alto, atingindo cerca de 85% da composição da fruta. Fornece 14 gramas de carboidratos a cada 100 gramas. Já a gordura é praticamente zero.
Rica em fibras, melhora o funcionamento do intestino. Também é abundante em vitamina C (37 mg/100g), A e E, o que a torna outra fonte interessante de antioxidantes, que nos ajuda a proteger o corpo do envelhecimento.
Mel
O mel é outro alimento que possui propriedades capazes de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e a hipertensão.
Por ser abundante em vitamina C – além de minerais como o cálcio, magnésio, fósforo, potássio e zinco -, ele auxilia da melhora de sintomas do resfriado e tosse.
Por ser bem doce e ter origem natural (néctar das flores + enzimas das abelhas), é um excelente substituto para o açúcar branco.
Mirtillo (ou blueberry)
Essa frutinha azul é rica em antioxidantes, além de vitaminas e minerais, que ajudam muito na prevenção de doenças.
Assim como o azeite, ele reduz o colesterol ruim do organismo e previne doenças cardíacas. Também melhora a visão, controla o diabetes e acelera a recuperação muscular.
Peru
Se você estava achando que não teríamos carne na lista, aqui está!
É uma proteína ideal para quem possui risco cardiovascular, pois possui baixo teor calórica e de gordura.
A cada 100 gramas da coxa, são apenas 130 calorias, e cada 100 gramas do peito representam 100 calorias. Para efeito de comparação, 100 gramas de acém – uma carne vermelha – geram 212 calorias.
Tomate
Esse é um dos alimentos mais polêmicos da gastronomia. Afinal, tomate é fruta ou legume? Antes de falar dos benefícios, vamos sanar essa dúvida: é fruta, já que possui sementes em seu interior.
Ele cai bem numa saladinha, no molho do macarrão e até puro, para os fãs de verdade.
Assim como vários alimentos dessa lista, o tomate possui grande quantidade de antioxidantes, além das vitaminas A e B e minerais como potássio e fósforo.
Rico em licopeno, ele ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios solares, melhora a visão, fortalece os ossos e reduz os níveis de açúcar no sangue. Ufa! Um pacote completo.
BÔNUS
Simplesmente não tem como falar de nutrição, de dieta e de qualquer outra coisa sem falar em ÁGUA, o elemento mais importante para nossa sobrevivência!
Por isso, segue um vídeo que mostra direitinho como ela atua em nosso organismo:
Conteúdo baseado em informações do Ministério da Saúde e da pesquisa espanhola
1 Comments
Ótimo site!
Desejo-lhes sucesso.