Quem já se aventurou no mundo fitness – e passou no mínimo algumas semanas fazendo academia – certamente fez, se deparou, ou sabe o que é o exercício da prancha.
Pode ficar tranquilo… Quem não sabe nadar também pode fazer, porque não tem NADA A VER com aquela prancha usada pelos surfistas ????
Mas por que essa fama toda? Porque é uma das atividades mais recomendadas para o fortalecimento do abdome.
Mas só isso? Não! Ao mesmo tempo, é um dos exercícios mais temidos para os praticantes, isso porque exige muito foco, equilíbrio mental e resistência física para aguentar o término das séries, que variam o tempo de acordo com o nível da pessoa.
Exercício da prancha
Essa modalidade possui inúmeros benefícios: fortalece o abdome, as costas e atua como um corretor postural. Vamos falar de cada um.
“Parece ser fácil, mas é um pouco difícil”, conta a educadora física Fernanda Araújo. Segundo ela, os braços – apoiados no chão com os antebraços – devem sempre estar na linha dos ombros e o corpo BEM reto.
Além disso, de acordo com a profissional, os glúteos e o abdome devem estar contraídos ao mesmo tempo para a efetividade da atividade.
Benefício para o abdome
Fortalecendo esse músculo, a capacidade de resistência aumenta em outros tipos de exercício. Além disso, é claro, fazendo a prancha, as chances do sonhado tanquinho aparecer aumentam muuuuuito!
Benefício para as costas
Fortalecendo a região do abdome – por conta da resistência feita durante o exercício – o suporte das costas será muito maior em razão do fortalecimento lombar. Consequentemente, menos dores chatinhas lá atrás.
Benefício para a postura
O exercício da prancha por si só, se feito da maneira correta, já é algo que deixa a coluna alinhada. Os músculos do abdômen têm grande influência na estabilidade do pescoço, ombros, peito e costa. Essa memória muscular fica no cérebro, ajudando na boa postura.
“O mais legal desse exercício é que a pessoa pode cronometrar e, a cada dia, aumentar sua resistência”, orienta Fernanda.