Prepara o corpo para as atividades físicas, proporciona uma sensação de relaxamento, melhora a postura e ajuda naquela dorzinha na coluna, melhora a flexibilidade e a percepção corporal. Ufa… (e não para por aqui).
Esses são apenas alguns dos benefícios deste exercício tão importante: o alongamento. E tudo isso ajuda – e muito – na vida no escritório!
Profissionais qualificados tratando de assuntos interessantes e atuais para sua saúde. Além disso, conteúdos relevantes e interessantes, capazes de proporcionar qualidade de vida para você. Esse será o Absoluta Previne.
Alongamento pode ser uma poderosa arma contra a hipertensão
Um estudo realizado pela Universidade de Saskatchewan (USask), no Canadá, revelou que a prática do alongamento deve fazer parte do tratamento de pessoas que estão lutando contra a pressão alta.
Segundo Phil Chilibeck, coautor da pesquisa e professor de cinesiologia da USask, quando os músculos são alongados, todos os vasos sanguíneos que alimentam o músculo, incluindo todas as artérias, também são alongados.
“Se você reduzir a rigidez das artérias, haverá menos resistência ao fluxo sanguíneo”, apontou Chilibeck.
Os pesquisadores observaram um grupo de 40 homens e mulheres com idade média de 61 anos durante 8 semanas.
A turma foi dividida em duas: uma parte fez uma rotina de alongamento do corpo por 30 minutos diários, 5 dias por semana.
Já o outro grupo caminhou rapidamente pela mesma quantidade de tempo e frequência. Todos os participantes tinham pressão arterial elevada, ou hipertensão no estágio 1.
Antes e depois do estudo, a pressão arterial dos participantes foi medida enquanto eles estavam sentados, deitados e por mais de 24 horas usando um monitor portátil.
Resultado?
O alongamento resultou em maiores reduções na pressão arterial em todos os três tipos de medição. Os caminhantes, no entanto, perderam mais gordura corporal da cintura no estudo de oito semanas.
“A beleza do alongamento é que é muito fácil de incorporar à rotina diária de uma pessoa. Você não está à mercê do clima e é fácil para as articulações – uma grande vantagem para as pessoas com osteoartrite. E não requer um grande comprometimento de tempo, outra barreira para se exercitar para muitas pessoas”, destacou Phill.
Alongamento ajuda na vida de escritório
Pergunta: Qual a importância do alongamento em nossa rotina?
Fernanda Araújo, profissional da Educação Física (Cref 132394-G/SP): O alongamento é uma atividade física como outra qualquer. Incluiremos gasto calórico durante a sua prática, sendo uma aula mais dinâmica ou de relaxamento.
Qual a diferença entre quem se alonga e quem não se alonga?
A falta de alongamento diário pode levar a um encurtamento muscular e dores em geral. Quem tem o costume de praticar alongamentos, terá uma boa flexibilidade.
Quais os benefícios do alongamento a curto e a longo prazo?
A prática do alongamento não é imediata, mas a longo prazo, onde sua constância leva a uma melhoria na flexibilidade.
Existe contraindicação para esse tipo de atividade?
O alongamento não é permitido para casos como dores agudas, inflamações, edemas graves, fraturas, instabilidade articular e estiramento muscular.
Para quem quiser dar um passo a mais e iniciar uma atividade física de maior intensidade, o alongamento deve ser feito antes ou depois do exercício?
Existem muitas controvérsias nos estudos referentes a alongamento antes e depois do treino. Alguns artigos nos mostram que não é recomendado fazer alongamento depois de uma atividade física intensa pois pode causar microlesões. Às vezes, um bom aquecimento antes do treino é melhor que o alongamento por si só.