Dia mundial da bicicleta + Dia do meio ambiente = parques para curtir de bike.
Que tal aproveitar a natureza e conhecer lugares novos?
Se exercitando de bicicleta, melhor ainda. Sua saúde agradece!
Confira aqui:
Parque das Bicicletas
O Parque das Bicicletas é um reduto verde dentro de uma região muito movimentada da cidade de São Paulo. São ao todo 44.545 m2 de área. Localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, a área fica no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, no bairro de Moema. Desde sua inauguração em agosto de 2000, o parque abriga um público diversificado, mas que procura um local seguro para ter acesso ao lazer e esporte. Apesar do nome, o espaço de 20 mil m² permite muito mais do que as bicicletas. Quem tiver vontade de passear por lá poderá andar de patins, skate, patinete, caminhar, utilizar uma academia ao ar livre, entrar contato com a natureza e muito mais.
Parque Villa-Lobos
Localizado na região Oeste da Capital e fundado em 1989, o Parque Villa-Lobos abrange uma área de 732 mil m², possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui aparelhos para ginástica, pista de cooper, de patins e skate, tabelas de street basketball, anfiteatro aberto com 750 lugares e área aberta para shows, sanitários adaptados e lanchonete. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas passem pelo parque a cada dia da semana, e cerca de 20 mil aos finais de semana.
Centro de Esportes Radicais
O Centro de Esportes Radicais da cidade São Paulo, no Bom Retiro ao lado do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi e da Marginal Tietê. Com aproximadamente 38.500 m², o local possui ciclovia, pista de caminhada, uma Mini Ramp, pista para iniciantes; e a Pumptrack, um circuito com início, meio, mas nunca um fim, onde o praticante anda “bombeando”, sem impulsionar, apenas ganhando velocidade na medida em que passa pelos obstáculos.
Parque do Ibirapuera
Com uma área verde de 1.584.000m², é um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer, patrimônios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
São incríveis 314 espécies de animais que dividem espaço com milhares de usuários; a sua fauna comporta 44 borboletas, 10 peixes, nove répteis (cágados, tigres-d’água e serpentes), um anfíbio, mamíferos (incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta) e cerca de 200 espécies de aves. Entre estas, destacam-se: sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra e pintassilgo, bandos de papagaios, maracanãs e periquitos. É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias, algumas chegando na primavera e outras no inverno. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como, as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões. Com mais de 18 milhões visitantes por ano, o Ibira é o cartão-postal verde mais lindo da cidade de São Paulo.
Ciclovia Marginal Pinheiros
Também conhecida como Rio Pinheiros, a ciclovia da Marginal Pinheiros é uma das mais frequentadas em São Paulo. Então, se você está pensando em passar pela cidade ou já é um morador, mas nunca experimentou essa rota, confira nossas dicas e esteja preparado!
Esse trecho é ótimo para quem quer pedalar com bastante espaço livre à disposição, tendo a possibilidade de fazer vários caminhos diferentes. O melhor é a sensação de se exercitar enquanto admira uma paisagem urbana à margem do rio Pinheiros.
A ciclovia dessa região se divide em dois lados. Assim, você pode pedalar próximo dos trens ou na parte oposta, lembrando que cada trajeto tem acessos que facilitam o momento de andar de bicicleta.
Com cerca de 30 km de extensão, ela se inicia na Av. Miguel Yunes, região da Zona Sul, indo até a região do Parque Villa Lobos, na Zona Oeste de São Paulo. Neste percurso, existem nove acessos: