Março é um mês importantíssimo quando o assunto é campanha de prevenção: temos o Março Azul-marinho, que tratam do câncer de colorretal. A importância se dá por ser uma doença com muita incidência no Brasil.
O câncer de colo do útero é um tumor que provoca alterações na parede do colo do útero e se desenvolve, principalmente, por conta de lesões que não são tratadas na região. Normalmente, é o papilomavírus humano, o HPV, que causa essas lesões.
Há uma série de fatores que facilitam o aparecimento da doença, como tabagismo e histórico recorrente de DTS’s. Mulheres com mais de 25 anos têm mais propensão de ter acometida por esse tipo de câncer (é o quarto câncer mais incidente em mulheres). Então, conhecer seu corpo e estar em dia com a saúde é essencial.
O site do Dr. Dráuzio Varella aponta que, antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.
Sobre a vacina do HPV, que aparece como forma de prevenção na imagem acima, ela continua sendo medida preventiva essencial. A imunização tem segurança e eficácia comprovadas. Ela protege contra alguns dos principais tipos de vírus relacionados ao câncer.
Mesmo mulheres vacinadas devem continuar fazendo o exame de rastreamento de Papanicolaou, já que existem tipos de vírus não contemplados pela vacina que também podem provocar o tumor.