Sabia que o Brasil vive um novo surto de dengue? 🦟
Se tem algo que ninguém merece é esse mosquitinho atrapalhando nossas vidas, né?
E o combate ao Aedes Aegypti também passa pelo local de trabalho!
Quanto mais gente empenhada nisso, mais rápido se dá o controle da epidemia.
Confira aqui:
Surto de dengue em 2022
O Brasil vive outro surto de dengue. Com mais de 700 mil casos só neste ano, a doença já registra um aumento de 151, 4% em comparação a 2021. Um cenário que deve permanecer desanimador, levando em conta as condições sociais e ambientais do país.
Dados do Ministério da Saúde mostram que os casos cresceram cerca de 40% em três semanas em todo o país. Do final de abril até o último dia 7 de maio, os registros prováveis saltaram de 542 mil para mais de 757 mil. No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos.
Proteção no ambiente de trabalho
Bom, na verdade, o combate ao mosquito no ambiente de trabalho não é muito diferente do que a gente tem que ter em casa.
Afinal de contas, o mosquito age da mesma forma em todos os ambientes que transita.
Medidas para evitar o mosquito
Se o local em que você estiver contar com a presença de mosquitos, o ideal é utilizar roupas de manga longa e preferencialmente claras.
O mosquito é atraído por cores escuras, então é uma medida que ajuda.
Uma outra dica é utilizar repelentes à base de icardina, que têm eficácia comprovada e repelem o inseto por mais tempo. Ideal para uma jornada de trabalho.
Se as janelas forem abertas, veja se há a possibilidade da instalação de telas de proteção, uma saída que pode evitar a entrada dos mosquitos.
Antes de iniciar o trabalho, movimente os móveis e os locais mais escuros (debaixo da mesa, por exemplo) para espantar possíveis bichos.
Cuidados básicos
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:
Cuidados médicos