A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.
Resumidamente, a regulação pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações do Governo que envolvem a criação de normas, o controle e a fiscalização de segmentos de mercado explorados por empresas para assegurar o interesse público.
Uma das responsabilidades da ANS, por exemplo, é dizer quais procedimentos devem ser cobertos pelos planos de saúde. E a discussão em torno disso é muito ampla e tem se intensificado nas últimas semanas.
Sabia que até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa.
Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário, que enfatizam que todas as pessoas, de todas as idades e habilidades, podem ser fisicamente ativas e que todo tipo de movimento conta.
Essas orientações recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos.
Os dados são alarmantes: segundo a OMS, um em cada quatro adultos não praticam atividade física suficiente.
As consequências econômicas são grandes: estima-se que isso custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta e outros US$ 14 bilhões em perda de produtividade.
Importância da atividade física regular
A atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes e câncer, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.
As diretrizes incentivam mulheres a manter atividades físicas regulares durante a gravidez e após o parto. Também destacam os valiosos benefícios à saúde da atividade física para pessoas que vivem com incapacidades.
Pessoas idosas são aconselhadas a adicionar atividades que foquem no equilíbrio e coordenação, bem como no fortalecimento muscular para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.
Quais atividades fazer?
Toda atividade física é benéfica e pode ser realizada como parte do trabalho, esporte e lazer ou transporte (caminhada, roda e bicicleta), mas também por meio da dança, brincadeiras e tarefas domésticas cotidianas, como jardinagem e limpeza.
De acordo com o diretor de promoção da saúde da OMS, qualquer tipo de atividade física, de qualquer duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, mas quanto mais exercício, melhor.
Com informações da Fiocruz