Hoje é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. A equipe da Absoluta Saúde deseja não só um feliz dia, mas uma vida de respeito, amor e paz a todas as mulheres.
Confira 5 das doenças mais comuns entre o sexo feminino e como preveni-las.
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Há dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. No primeiro, ocorre a falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias. Normalmente, atinge pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
Já no segundo, há o sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Prevenção:
Pneumonia
É uma infecção que se instala nos pulmões e é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante.
Prevenção:
Diabetes
É uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.
Prevenção:
Câncer de mama
É uma doença que acontece quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada. Um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos dutos e mais raramente nos lóbulos.
Prevenção:
Hipertensão
A doença está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Prevenção:
5 filmes sobre mulheres reais para se inspirar
Estrelas além do tempo
Rainha do Katwe
Malala
Um sonho possível
Preciosa
Conteúdo de saúde baseado em informações do SUS e do site Drauzio Varella.