Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina revelou que, para mais de 90% dos médicos brasileiros, a pandemia causou impactos diretos na vida pessoal ou profissional. Estresse e pânico foram os principais fatores que contribuíram para o desgaste.
Esses sintomas aconteceram porque eles honraram a profissão de forma totalmente louvável na batalha pelas vidas.
Por isso, trouxemos exemplos incríveis de médicos e médicas durante a pandemia e a história em geral:
Médicos que se formaram no meio da pandemia
Mateus Henrique Fernandes, 25, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP em 2020. Neste ano, começou a trabalhar no pronto-socorro do Hospital da Força Aérea de São Paulo e em duas unidades da Rede Dor no ABC paulista: hospitais Assunção, em São Bernardo do Campo, e Brasil, em Santo André.
Clique aqui e leia mais sobre a história.
Enfermeira constrói caminho de pedras para conseguir subir serra e vacinar idoso de 102 anos
Ana Kalini é enfermeira, mas a exceção se justifica por conta do amor em ajudar pessoas, sentimento compartilhado com profissionais da medicina. Um vídeo mostra ela recolhendo pedras e assentando em uma estrada de terra na zona rural para conseguir subir com o carro.
Clique aqui e veja a história completa.
O médico que criou a vacina mais rápida por causa da filha de 5 anos
O médico americano Maurice Hilleman criou 40 vacinas para animais e seres humanos e, de 14 que são disponibilizadas habitualmente a crianças, nove foram criadas ou desenvolvidas por ele.
Sua filha, Jeryl Lynn, teve caxumba aos 5 anos de idade e, por isso, sem querer, ajudou o pai a desenvolver em tempo recorde sua vacina contra a doença.
Clique aqui para ver a história completa.
Filha médica que cuidou do pai internado com Covid
Essa história, infelizmente, não teve um final feliz. No entanto, mostra toda a força e dedicação dos médicos.
Após mais de 10 meses sem poder encostar no pai, por prevenção, a médica Claudia Moschen Antunes passou a precisar estar perto dele, mas por um motivo desafiador: a Covid-19.
O idoso testou positivo para a doença, e ela o internou em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).