No dia 30 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Não-Violência!
A data é simbólica, mas muito importante e traz pertinentes reflexões.
Instituída desde 1948 pela ONU, trata-se de uma homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi. É um dia voltado à paz, à solidariedade, à mediação de conflitos e ao respeito pelos direitos humanos.
A prática de exercícios físicos é indispensável quando falamos de saúde! Confira a lista abaixo. Com certeza vai ter algo que você vai gostar.
E lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade, converse com profissionais da saúde 😉
1) Gandhi
Não poderia estar de fora da lista o filme do homenageado do dia, né.
Sinopse
África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.
2) Sete anos no Tibete
Sinopse
Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco, tentou algo quase impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, Heinrich viajou para o outro lado do mundo deixando sua mulher grávida e um casamento em crise. Ele não conseguiu o feito, mas quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha ele foi considerado inimigo, por estar em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, ele fugiu após várias tentativas junto com Peter Aufschnaiter (David Thewlis), outro alpinista, se tornando os únicos estrangeiros na sagrada cidade de Lhasa, Tibet. Lá a vida de Heinrich mudaria radicalmente, pois no tempo em que passou no Tibet se tornou um pessoa generosa além de se tornar confidente do Dalai Lama.
3) Mandela: O caminho para a liberdade
Sinopse
Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme retrata todo o percurso traçado pelo líder sul-africano a partir de seu próprio ponto de vista, desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de Presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim do apartheid no país, Mandela (Idris Elba) chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava.
4) On Yoga: Arquitetura da paz
Sinopse
Heitor Dhalia registra a busca de uma década do fotógrafo Michael O’Neill por conhecer melhor os principais gurus e mestres de yoga em atividade, incluindo encontros com pensadores, médicos e iogues e passagens pelo Festival Internacional de Yoga, em Rishikesh, e o Mela Festival Kumbha, em Haridwar.