Faz tempo que não chove e o clima está seco? Redobre a atenção com a hidratação 💦
Seja no trabalho ou em casa, utilizar técnicas de umidificação do ambiente pode fazer toda diferença pra saúde
Médicos recomendam diversos métodos para isso!
Manter a hidratação (eventualmente colocar notificação pra beber água)
Devido à importância de beber água, existem recomendações da quantidade a ser ingerida diariamente, de acordo com o sexo e ciclo de vida. Segundo as normas de Ingestão Diária Recomendada (DRIs do Instituite of Medicine), meninos de 14 a 18 anos podem necessitar de 3,3L/dia, enquanto meninas da mesma faixa etária necessitariam de 2,3 litros considerando as diferenças metabólicas que ocorrem com a variação de sexo. Contudo, de uma forma geral a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia.
A desidratação é uma condição complexa que se caracteriza pela redução da água corporal. Ela pode acontecer quando há redução da ingestão, quando há aumento da perda de água (como nos casos de diarreia, febre) ou associação dos dois fatores.
Para pessoas com dificuldade em ingerir água, pode-se aumentar o consumo de alimentos ricos em água. A água presente nas comidas é extremamente variável, sendo em torno de 80% da composição de sopas, frutas e vegetais. Pode ser obtida também através de todas as bebidas ingeridas, fazendo parte de cerca de 90% ou mais da composição destas, como sucos naturais, chás, iogurtes naturais, leite e café.
Soro em spray várias vezes ao dia
O nariz é a porta de entrada do ar que respiramos e é responsável pela defesa das vias respiratórias. Ou seja, se não funciona bem, a pessoa pode sofrer infecção por vírus ou bactérias, o que causa problemas como sinusite, otite, amigdalite e até pneumonia. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e proteger bem a saúde nasal.
O ideal é hidratar o nariz constantemente para evitar que ele resseque – a melhor maneira de fazer isso e mantê-lo sempre limpo, utilizando o soro fisiológico, que não tem efeito colateral e é muito eficaz. O soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos.
Lavagem nasal de manhã e de noite
Segundo especialistas, o ideal é fazer a lavagem diariamente, pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, podendo ser repetidas quantas vezes forem necessárias durante o dia. No caso das crianças, uma boa forma de facilitar a adesão ao processo é incluí-lo na rotina de higiene pessoal, como o momento de escovar os dentes.
Essa limpeza pode ser feita com seringa específica (basta pesquisar na Internet) e com solução caseira de soro: ferva 1 litro de água filtrada, espere esfriar, e misture 1 colher de chá de sal. É o equivalente ao soro comprado em farmácia.