A amamentação é o alimento mais importante e necessário para uma criança recém-nascida
6 coisas que você precisa saber sobre amamentação
1) Não é normal sentir dor ao amamentar
A amamentação deve ser prazerosa tanto para a mãe como para o bebê. Caso a mulher ou família tenha dificuldades na amamentação é importante procurar ajuda de um profissional de saúde.
2) Uso seguro de medicamentos durante a amamentação
O uso de medicamentos durante a amamentação é cercado por medos. As mulheres que tomam remédios por doenças crônicas, por exemplo, podem amamentar, mas sempre com a orientação de um profissional de saúde. Saiba mais clicando aqui.
3) Tudo bem não conseguir amamentar
Ninguém é igual a ninguém. Pode parecer óbvio, mas ainda é um tabu em nossa sociedade mulheres que não têm leite ou que simplesmente não conseguem amamentar seus bebês. Se você é uma mãe ou conhece alguma que se encontra nessa situação, não precisa se culpar. O Brasil possui cerca de 221 Bancos de Leite Humano pensados para esses tipo de casos. Informe-se e dê o alimento mais adequado ao seu bebê.
4) Tempo ideal de amamentação
Mães devem oferecer leite materno a seus filhos até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os seis meses. O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.
5) Alimentação da mãe durante o período de amamentação
Uma boa alimentação da mãe é muito importante durante este período. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo e indicado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Quer saber algumas dicas sobre como se alimentar durante a amamentação, clica aqui.
6) Doação de leite materno ajuda cerca de 2 milhões de bebês
Em alguns casos, a criança nasce prematura e a mãe não consegue amamentar, mas mesmo a criança que fica internada precisa desse leite para se recuperar, e essa é a maior importância da doação de leite materno: ajudar a dar a vida para outros bebês. Procure os centros de apoio à amamentação da sua região e saiba mais.
Conteúdo baseado em materiais do Ministério da Saúde