Você sabia que é possível acampar e fazer trilhas aqui na cidade de São Paulo? Pois é. Não precisamos ir muito longe para fazer esse tipo de atividade e muito menos para ter a oportunidade de ficar mais perto da natureza. 🌳🐾
Se você está pensando em fazer esse tipo de rolê, mas não sabe por onde começar, confira uma lista com diversas trilhas e um camping para te ajudar a escolher a melhor opção e não perder a oportunidade de curtir um pouco mais das riquezas naturais aqui da capital.
Nesta reportagem você verá as trilhas dos seguintes locais:
Parque Estadual da Cantareira
Mirante da Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira — Foto: Divulgação/Urbia Parques
O Parque Estadual da Cantareira, administrado pela concessionária Urbia Parques, é dividido em três áreas de visitação nomeadas como Núcleos Pedra Grande, Águas Claras e Engordador. No total, são 12 trilhas autoguiadas e com níveis de dificuldade diferentes.
O valor da entrada é de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira) e é possível realizar a compra on-line pelo site da UrbiaPass ou presencialmente.
Os núcleos são acessados por entradas diferentes do parque e têm horários diferenciados de funcionamento. Veja:
⚠️ Todos os núcleos do Parque da Cantareira têm entrada permitida somente até as 16h.
Parque Estadual do Jaraguá
Parque Estadual Jaraguá — Foto: Divulgação/Semil
O Parque Estadual do Jaraguá abriga as trilhas do Pai Zé, da Bica, do Silêncio e a Estrada Turística do Jaraguá. A área completa possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo.
Com montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude, é possível visualizar de cima delas várias partes da cidade. Nas trilhas do parque, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
Parque Ecológico do Guarapiranga
Parque Ecológico Guarapiranga — Foto: Divulgação/Semil
O Parque Ecológico do Guarapiranga possui a Trilha da Vida. A área possui 3.330.00 m² e, apesar de sua ampla extensão, apenas 152.000 m² são voltados à visitação.
Além da trilha, o parque proporciona aos visitantes diversas atividades, como visita ao Museu do Lixo e à biblioteca, programa de educação ambiental, brinquedoteca, lago paisagístico – em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica.
Parque Natural Municipal Bororé
Parque Natural Municipal Bororé — Foto: Divulgação/SVMA
O Parque Natural Municipal Bororé fica localizado na Zona Sul da capital e possui três trilhas: do Aventureiro, do Lago e do Gavião Caramujeiro. Todas as trilhas são autoguiadas e há vigilantes em pontos específicos das trilhas. O parque também dispõe de equipes de vigilância para orientação dos visitantes, além de trilhas para ciclistas.
Parque Estadual Fontes do Ipiranga
Parque Esatdual Fontes do Ipiranga — Foto: Divulgação/Semil
Localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo, o Parque Estadual Fontes do Ipiranga abriga as trilhas do Nascente e de Terra Batida. Ele representa o maior fragmento de Mata Atlântica na área urbana da região metropolitana de São Paulo e concentra as nascentes do histórico riacho do Ipiranga.
Nele estão inseridos também o Jardim Botânico e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, que desenvolvem atividades voltadas a pesquisas cientificas, saúde, lazer, educação, esporte, recreação, turismo e desenvolvimento econômico.
Parque Natural Municipal Itaim
Trilha Bosque do Silêncio no Parque Natural Municipal Itaim — Foto: Jose Cordeiro/SPTuris
O Parque Natural Municipal Itaim possui as trilhas do Tatu e Bosque do Silêncio. Possui uma área de aproximadamente 446,26 hectares e está localizado dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, no Bairro de Parelheiros, no extremo Sul da capital. A unidade faz parte do conjunto de áreas especialmente protegidas.
O parque dispõe de equipes de vigilância para orientação dos visitantes. Todas as trilhas são autoguiadas e há vigilantes em pontos específicos das trilhas.
Parque Natural Municipal Jaceguava
Trilha do Saci no Parque Natural Municipal Jaceguava — Foto: Daniel Deák/SPTuris
O Parque Natural Municipal Jaceguava abriga as trilhas do Saci e do Cambará.
O parque dispõe de equipes de vigilância para orientação dos visitantes. Todas as trilhas são autoguiadas e há vigilantes em pontos específicos.
Parque Natural Municipal Varginha
Parque Natural Municipal Varginha — Foto: Daniel Deák/SPTuris
O Parque Natural Municipal Varginha abriga as trilhas do Içá e das Araucárias. Tem um espaço de aproximadamente 419 hectares.
Ele está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Billings-Tamanduateí e também em outra Unidade de Conservação de Uso Sustentável, a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia.
O parque dispõe de equipes de vigilância para orientação dos visitantes. Todas as trilhas são autoguiadas e há vigilantes em pontos específicos das trilhas.
Parque Municipal Fazenda do Carmo
Trilha da Preguiça no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo — Foto: Divulgação/SMVA
O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo está localizado no bairro de Itaquera, Zona Leste, e abriga as trilhas da Preguiça e do Urubu. É a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral criada na capital paulista em meio urbano, e o maior remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste do município de São Paulo.
O parque dispõe de equipes de vigilância para orientação dos visitantes. Todas as trilhas são autoguiadas e há vigilantes em pontos específicos.
Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar — Foto: Divulgação/Semil
Para quem está na capital paulista, é possível acessar as trilhas da Capela de Santa Rita de Cássia e dos Monumentos Históricos. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de quarta a domingo, e as trilhas são acessadas por endereços diferentes. Veja:
O Parque Estadual da Serra do Mar é a maior área de proteção integral do litoral brasileiro. Criado em 1977, abrange parte de 23 municípios, constituindo um verdadeiro corredor ecológico e conectando os mais significativos remanescentes da Mata Atlântica do país. A região apresenta ainda características histórico-culturais valiosas, mantidas pelas comunidades tradicionais e também por meio de registros dos diversos momentos da ocupação humana na Serra do Mar.
Além da constituição de belezas cênicas e paisagens notáveis, ameniza o clima, oferece a estabilização das encostas dando melhor proteção aos moradores de áreas críticas, propicia espaços para recreação, lazer e visitação pública, entre outros.
É possível ver mais informações sobre o parque neste link.
Camping Reimberg
Localizado no extremo sul da capital, na Estância Hidro Mineral da cidade, em meio à Mata Atlântica, o Camping Reimberg conta com 30 mil m² de área verde e oferece tranquilidade e lazer para quem busca um refúgio em meio à natureza. O camping conta com área para acampamento, chalés, espaço coberto com cozinha, piscina, quadra, trilhas, bicas de água mineral e um rio que corta a região e muito mais.
Foto do Parque Natural Municipal Jaceguava localizado na Zona Sul da capital — Foto: Daniel Deák/SPTuris
O Projeto Vamos Trilhar acontecerá durante todo o ano de 2024, sempre aos sábados, domingos e alguns feriados, com visita pré-agendada. Ele terá início no dia 25 de janeiro, data de aniversário da cidade de São Paulo.
Para participar, é necessário realizar a inscrição no site do projeto. Nela está incluso um kit com camiseta, água e lanche que serão entregues no momento de chegada aos parques.
⚠️ É possível consultar os pontos a serem visitados, além dos horários e pontos de partida do transporte gratuito até o local neste link.