Muitas pessoas brincam que praia de paulistano são os parques e pontos turísticos da cidade
E até pode ser, já que esses lugares reúnem muita gente em diversos programas culturais e de lazer.
Completando 130 anos esta semana, a Avenida Paulista é uma das “praias” mais famosas e queridas da capital.
Repleta de história, a via possui uma série de mundos para explorar.
Separamos alguns aqui. Confira:
Museus
Quem pensa em museu, pensa logo no MASP, o Museu de Arte de São Paulo.
Outro ponto imperdível no quesito museu que também fica na Avenida é o IMS, o Instituto Moreira Salles.
Com uma carga cultural fortíssima – e com diversas exposições e mostras ao longo do ano, há o Sesc Paulista, que foi inaugurado há apenas 3 anos.
Área verde
Em frente ao MASP, há um mundo verde que nem todo mundo sabe que existe. Trata-se do Parque Trianon. Trata-se de um resquício remanescente da Mata Atlântica original e um dos parques centrais mais pesquisados da cidade.
A Casa das Rosas, que fica na avenida Paulista, é uma das antigas mansões que ainda resistem ao tempo no centro econômico da cidade. O lindo jardim, com bancos que oferecem aconchego aos visitantes.
Como nome do espaço sugere, é composto por roseiras e considerado um dos mais bonitos da capital. Além de curtir a natureza, é possível encontrar cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia.
Domingo na Paulista
Os domingos na Avenida Paulista nunca mais foram os mesmos desde que a Prefeitura decidiu fechar o local para veículos e deixar livre para pedestres.
É um dos programas preferidos da cidade, já que há muita diversidade artística. Em cada esquina – e até no meio da rua – encontra-se uma atividade diferente, sejam músicos, pintores, malabares etc.
Famílias de bicicleta, palhaços animando o pessoal, feirinha de artigos no vão livre do MASP e até piquenique na calçada.
Gastronomia
Confira aqui uma lista gastronômica da Paulista: