Suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos
Falar sobre esse tema nunca é fácil. Mas, ironicamente, é a melhor forma para enfrentar um problema que, na maioria das vezes, age de forma silenciosa. Depressão e suicídio ainda são considerados tabus em nossa sociedade. É nesse cenário de preconceito que, ao ano, cerca de 800 mil pessoas perdem as vidas.
Confira no vídeo abaixo uma lista de 10 mitos que as pessoas ainda cultivam sobre o suicídio:
Suicídios são evitáveis. Há uma série de medidas que podem ser tomadas junto à população, subpopulação e em níveis individuais para prevenir o suicídio e suas tentativas, incluindo:
O suicídio é uma questão complexa e, por isso, os esforços de prevenção necessitam de coordenação e colaboração entre os múltiplos setores da sociedade, incluindo saúde, educação, trabalho, agricultura, negócios, justiça, lei, defesa, política e mídia. Esses esforços devem ser abrangentes e integrados, pois apenas uma abordagem não pode impactar em um tema tão complexo quanto o suicídio.
Converse com alguém sobre seus sentimentos e pensamentos
No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), email e chat 24 horas todos os dias.