Alguns estados do Brasil estão passando por uma severa onde de frio nos últimos dias ❄️
Com a frente fria, muita gente fica vulnerável e exposta ao ambiente com temperaturas mínimas.
Por isso, em momentos como este, é imprescindível que haja uma mobilização coletiva.
Se puder, doe! Deposite roupas de frio e cobertas em pontos de doação, seja no seu condomínio, na igreja do bairro ou em endereços da prefeitura.
Confira aqui algumas dicas:
Se morar em condomínio…
Quem nunca se sentiu sobrecarregado pelo trabalho em algum momento da vida? Cobranças excessivas, envolvimento emocional e desgaste físico podem causar diversos problemas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Quando se trabalha na maior parte do dia, nem sempre é possível exercer as funções e, ao mesmo tempo, tratar transtornos de saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de faltas ao trabalho no mundo. O psiquiatra Arão Zvy Pliacekos, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade do Governo do Ceará, explica que o bem-estar no trabalho começa pela escolha da profissão. “Em primeiro lugar é muito importante respeitar a sua vocação e trabalhar naquilo que você gosta de fazer. Muitos profissionais, na busca por obter uma colocação no mercado de trabalho, acabam exercendo atividades com as quais não se identificam realmente, o que começa a causar problemas psíquicos”, pontua.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o acúmulo de pressões torna-se um peso. Diante deste cenário, a busca por uma carreira estável está, muitas vezes, associada a estresse, ansiedade e outros tipos de sofrimentos mentais. O especialista reforça que, para evitar o esgotamento emocional no ambiente de trabalho, é necessário respeitar aptidões e limites.
“Se você faz questão de mostrar um bom desempenho a todo momento, que é um incansável e que é sempre plausível de elogios, vai acumular tanto estresse que, em algum momento, tudo isso explode e pode, inclusive, levar o indivíduo a pedir demissão do emprego. Por isso, é importante o equilíbrio, saber impor seus limites, tirar férias, ter lazer, praticar atividade física, reconhecer suas vocações e se respeitar”, orienta o psiquiatra.
via Secretaria da Saúde