Na segunda parada da nossa série de tours virtuais em museus pelo mundo, vamos aproveitar que já estamos familiarizados com São Paulo e Washington.
As duas cidades têm mais surpresas que você imagina – apesar de algumas não serem tão surpresa assim, dada a imponência dos pontos turísticos culturais.
Os passeios de hoje serão no MASP – o queridinho dos paulistanos – e no Museu Aeroespacial de Washington (DC), que também aparece no filme que falamos na última semana!
Aperte o cinto e se prepare, porque a viagem de hoje vai promete te levar pra outros planetas 😉
Museu Aeroespacial de Washington
O Museu do Ar e do Espaço leva os visitantes ao céu, mostrando as incríveis conquistas tecnológicas que fizeram a aviação e a exploração espacial progredirem ao longo do século XX.
Os objetos históricos em exibição são fundamentais para a história do voo. Segundo o museu, o Wright Flyer 1903 – que lá está exposto – possui a distinção de voar o primeiro voo bem sucedido do mundo. Há também o Spirit of St. Louis, a primeira aeronave a completar um voo sem escalas de Nova York a Paris.
O Módulo de Comando da Apollo 11 Columbia, a única parte da espaçonave Apollo 11 a retornar à Terra, está atualmente no Centro Udvar-Hazy. Os visitantes também podem ver o traje espacial que o astronauta Neil Armstrong usou durante sua missão à lua e tocar uma amostra de uma rocha lunar trazida da missão Apollo 17, em 1972.
Para acessar do computador ou do celular, é só clicar aqui.
Assim como as outras experiências virtuais, basta escolher quais atrações quer ver e ir clicando na tela. Veja abaixo:
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi fundado em 1947 e é considerado o primeiro museu moderno do Brasil.
Ele possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. A coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
O homem que dá nome ao museu – Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, ou só Chatô – foi um dos maiores jornalistas e uma das pessoas públicas mais influentes da história do país. Ele, inclusive, trouxe a televisão para o Brasil e foi o dono da primeira emissora nacional, a TV Tupi.
“O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras”, diz a página do museu.
O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras, oficinas, cursos e programação de filmes e vídeos.
É só clicar aqui para dar uma voltinha no MASP, já que, agora, a visitação presencial está suspensa.