Nossa jornada pelos museus no mundo se encerra hoje. Mas já que teremos de fechar esse ciclo, que seja em grande estilo, né?
Na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, um museu deslumbrante na arquitetura e na mensagem que se propõe e passar.
Já na França, a Cidade Luz Paris abriga um dos museus mais iluminados e famosos do mundo, que tem a responsabilidade de expor obras inigualáveis.
Você passará por uma experiência em que o passado e o futuro se encontram de forma primorosa. Aproveite:
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?
É um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.
Foi inaugurado no final de 2015 e, em tempos normais, recebe um milhão de visitantes por ano.
De acordo com os organizadores, “o Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.
Clique aqui para passear pelas estruturas internas e externas do Museu do Amanhã:
Museu do Louvre, Paris
O Louvre é o museu de arte mais visitado do mundo (cerca de 10 milhões de pessoas anualmente), com uma coleção que abrange obras de civilizações antigas até meados do século XIX.
A coleção de pinturas é uma das mais ricas do mundo, representando todos os períodos da arte europeia até as Revoluções de 1848.
A coleção de pinturas francesas do Louvre do século 15 ao 19 é insuperável no mundo, e também possui muitas obras-primas de Pintores da Renascença italiana , incluindo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
O departamento de artes decorativas exibe os tesouros dos reis franceses – bronzes, miniaturas, cerâmica, tapeçarias, joias e móveis – enquanto o departamento de antiguidades gregas, etruscas e romanas apresenta arquitetura, escultura , mosaicos , joias e cerâmica.
O departamento de antiguidades egípcias foi criado em 1826 para organizar as coleções adquiridas durante a campanha egípcia de Napoleão. O departamento de antiguidades do Oriente Próximo é o mais importante por sua coleção de arte mesopotâmica .
Você pode conhecer diversas seções do Louvre clicando aqui.
Se quiser uma experiência imersiva junto à obra Mona Lisa, o museu dá a opção de baixar o aplicativo de realidade virtual. Incrível, né?