Um doador pode beneficiar até 50 pessoas. Oito vidas podem ser salvas
O falecimento de um ente querido pode ser uma das ocasiões mais delicadas para se passar. Há o luto, a tristeza, a saudade e uma imensidão de sentimentos que nem podem ser descritos em palavras. No entanto, por mais que se pareça improvável, esse momento pode se transformar em pura compaixão.
Se tiver demonstrado interesse de doar seus órgãos em vida, a pessoa que partiu pode representar esperança na história de inúmeras famílias. A todo momento, seja por alguma enfermidade ou até por conta de acidentes, muitas pessoas necessitam receber órgãos para que possam ficar saudáveis novamente.
Para que um ato de tanto amor ao próximo possa ser concretizado, a discussão precisa acontecer e deve ser muito aberta. A doação de órgãos é uma vontade do doador, mas é uma decisão da família. Por isso, o assunto deve deixar de ser um tabu para que, cada vez mais, pessoas sejam beneficiadas.
Há uma série de preconceitos sobre esse ato de generosidade, mas as verdades são estas:
Os tecidos e órgãos que podem ser obtidos de um doador falecido são muitos: Coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córnea, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Um único doador pode salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico, como qualquer outra cirurgia.
A posição na lista de espera é definida por critérios técnicos de compatibilidade entre doador e receptor (tais como a compatibilidade sanguínea, antropométrica, gravidade do quadro e tempo de espera em lista do receptor). Para alguns tipos de transplantes é exigida, ainda, a compatibilidade genética. Clique aqui e saiba mais ainda sobre a doação de órgãos.
E caso não tenha ficado claro, deixamos aqui mais uma vez esta mensagem tão importante:
Ser doador de órgãos é entregar vida. Converse, explique e demonstre essa vontade para sua família. Quando for o momento, eles saberão a melhor coisa a se fazer ♥
Conteúdo baseado em informações do Ministério da Saúde