Sabia que a flexibilidade e a capacidade de adaptação é uma das habilidades mais saudáveis que existem!
No de trabalho não é diferente. Pessoas assim sabem lidar melhor com conflitos, fazendo com que o ambiente seja mais positivo.
Para saber mais sobre isso e sobre as soft skills, confira abaixo!
Importância da adaptabilidade
É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a importância da adaptabilidade no ambiente de trabalho. Mas, afinal, o que significa ser adaptável?
De acordo com o Cambridge Dictionary, a adaptabilidade é a “capacidade de se ajustar a situações diferentes ou de mudar de planos quando necessário”. Ou seja, trata-se de um comportamento flexível que nos permite lidar com as mudanças de forma eficaz.
Nos dias de hoje, vivemos em um mundo cada vez mais dinâmico e incerto, o que torna a adaptabilidade uma competência cada vez mais valorizada pelas empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, ela foi considerada a segunda habilidade mais importante para o sucesso profissional, atrás somente do domínio de tecnologias de informação.
Isso se explica pelo fato de que as empresas estão constantemente enfrentando novos desafios, seja em função da economia, da concorrência ou das mudanças tecnológicas. Assim, aqueles profissionais que se mostram capazes de lidar com essas mudanças de forma rápida e eficiente são os que têm mais chances de se destacar e conquistar novas oportunidades.
Além disso, a adaptabilidade também é importante para que possamos lidar com as constantes interrupções que ocorrem em nosso dia a dia. Segundo uma pesquisa realizada pela Udemy, cerca de 40% do nosso tempo é interrompido por algum tipo de distração. Diante disso, aqueles profissionais que conseguem manter o foco e retomar o trabalho de onde pararam, mesmo diante de imprevistos, são os que se destacam.
Por fim, vale ressaltar que a adaptabilidade não é uma competência que se adquire da noite para o dia. Ela é fruto de um processo contínuo de aprendizagem e de experiências que vamos adquirindo ao longo da vida. Assim, para desenvolvê-la, é importante estar sempre aberto às novas ideias e disposto a aprender com os erros.