A cidade de São Paulo completa 470 anos nesta quinta-feira (25). Fundada no dia 25 de janeiro de 1554 a partir da construção de um colégio jesuíta na região central, a hoje capital paulista viu o status de vila ser substituído pelo de município e ganhou prédios, universidades e monumentos.
Seja por coincidência ou como forma de homenagear a metrópole, alguns desses lugares foram fundados ou inaugurados, ao longo dos anos, no mesmo dia 25 de janeiro. Veja alguns exemplos:
Praça do Relógio, na cidade universitária da USP — Foto: Divulgação
Responsável por mais de 20% da produção científica nacional, a melhor universidade do Brasil completa 90 anos nesta quinta (25). Segundo a USP, a escolha da data não foi coincidência, mas justamente uma forma de presentear a capital com a primeira universidade do estado.
O marco na educação paulista foi oficializado pelo decreto 6.283, de 25 de janeiro de 1934, com assinatura do então interventor estadual, Armando de Salles Oliveira. Entre as finalidades da USP, estão:
Parque Ibirapuera, em São Paulo, tem nome indígena — Foto: TG
O parque foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, e completa 70 anos em sete meses. Mas o projeto teve início em 1951 e deveria ter ficado pronto no dia 25 de janeiro.
A arquitetura do espaço foi concebida pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Vista da fachada da Catedral Metropolitana de São Paulo, a Catedral da Sé, na Praça da Sé, região central da capital paulista — Foto: ALF RIBEIRO/AE
Assim como o Ibirapuera, a Catedral da Sé foi inaugurada por ocasião das comemorações do IV Centenário de fundação da cidade. A inauguração aconteceu exatamente no dia 25 de janeiro de 1954.
O prédio da Catedral Metropolitana foi projetado em estilo neogótico pelo alemão Maximiliam Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo, e é um dos maiores templos góticos do mundo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura e 65 metros de altura.
Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1
O Monumento às Bandeiras está localizado no Parque Ibirapuera, em frente ao Palácio 9 de Julho, e foi inaugurado em 25 de janeiro de 1953, durante as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.
A obra representa os bandeirantes que passaram pelo país no período colonial e foi encomendada pelo governo de São Paulo em 1921. O autor da escultura foi Victor Brecheret, que produziu o monumento com 240 blocos de granito − com cerca de 50 toneladas cada um. São 12 metros de altura, 50 metros de extensão e 15 metros de largura.
Mercado municipal de São Paulo — Foto: Vagner Campos/TV Globo
O Mercado Municipal Paulistano, o querido Mercadão, no Centro de São Paulo, é outro ponto que faz aniversário no dia 25 de janeiro: inaugurado em 1933, o espaço completa 91 anos.
O prédio de 22 mil m² é tombado pelo Patrimônio Histórico desde 2004, quando passou por uma reforma, na qual teve sua fachada recuperada e os vitrais restaurados. Segundo a prefeitura da capital, ao todo, são 249 boxes que empregam mais de 1,5 mil pessoas e atrai cerca de 50 mil pessoas semanalmente.
Em celebração aos 470 anos da cidade de São Paulo, nesta quinta (25), o Mercadão será palco de mais uma edição do projeto Espetáculo do Bolo.
Um bolo de 6 metros de comprimento e 4 de largura, no formato do mapa da capital, será gratuitamente distribuído em pedaços a partir das 12h. São cerca de 500 kg de massa, creme e frutas.
Oca do Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/Urbia
Batizado de Pavilhão Lucas Nogueira Garcez e popularmente conhecido como Oca, o espaço foi projeto por Niemeyer em 1951 para compor o conjunto arquitetônico original do Parque Ibirapuera, construído para comemorar o IV Centenário da cidade, em 1954.
Assim como o parque, completa 70 anos em 2024. A Oca já abrigou o Museu da Aeronáutica de São Paulo e o Museu do Folclore. Atualmente, o pavilhão é utilizado para a realização de importantes exposições e eventos.
Palácio 9 de julho, sede da Assembleia Legislativa de SP (Alesp) — Foto: Sérgio Galdino/Acervo Alesp
O Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, completa 56 anos nesta quinta. Foi inaugurado em 1968 pelo então governador Abreu Sodré, que presidiu a Alesp de 1960 a 1963.
A construção do prédio durou cinco anos e sua inauguração marcou as comemorações dos 414 anos da capital paulista. Segundo a Alesp, a escolha do projeto arquitetônico se deu por meio de um concurso público. O estilo foi baseado na obra de Oscar Niemeyer.
Fim de domingo no Minhocão — Foto: Ardilhes Moreira/G1
Em 2024, o Elevado João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, completa 53 anos. O viaduto foi inaugurado em 25 de janeiro de 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf como um dos “presentes” de aniversário que a cidade recebeu. À época, foi nomeado “Elevado Presidente Costa e Silva”, mas, em 2016, foi rebatizado dentro do programa “Ruas de Memória”, da prefeitura, que alterou nomes de vias da capital vinculados à ditadura militar (1964-1985).
A proposta inicial do elevado foi planejada em 1968 para ligar a região central à Zona Oeste em um momento de profunda urbanização e expansão rodoviária do estado de São Paulo. O projeto foi construído em menos de dois anos e, desde a sua inauguração, dividiu opiniões.
Moradores de prédios próximos ao elevado se sentiram invadidos pela proximidade e reclamavam também do barulho. Com o tempo, o espaço foi se transformando e, atualmente, contempla três principais realidades: o Minhocão viário, o Parque Minhocão, aos finais de semana, e o Minhocão da parte de baixo, com muitos estabelecimentos, um terminal de ônibus e muitas famílias morando em barracas.
Vista aérea da Praça Roosevelt, no Centro de SP — Foto: Fernando Pereira/Secom/Prefeitura de SP
Projetada durante a gestão do prefeito José Vicente Faria Lima, em 1968, a Praça Roosevelt foi concluída em 1970 e inaugurada em 25 de janeiro como um presente do governo à cidade de São Paulo. A praça passou por uma reforma de dois anos e que custou R$ 55 milhões aos cofres da cidade.
O aniversário de 470 anos da capital será marcado por shows de vários artistas, como Lexa, Naiara Azevedo, Marvvila, Luciana Mello, Eliana de Lima, Mart’nália e Baby do Brasil.
Segundo a gestão municipal, a programação terá também atividades infantis em todas as cinco regiões da cidade. A Zona Leste terá dois palcos diferentes. O tema da festa é “Elas cantam São Paulo”, que homenageia grandes mulheres que ajudam a construir a identidade cultural da cidade.
As cantoras Lexa, Naiara Azevedo, Mart’nália e Marvvila, que participam dos 470 anos da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro. — Foto: Montagem/g1
“Divas da música brasileira farão uma homenagem emocionante à cidade de São Paulo, cantando simultaneamente nos 6 palcos montados em diferentes pontos da capital. ‘Elas cantam São Paulo’ é o presente da cidade para todas as paulistanas”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, responsável pela organização da festa.
“Reverenciar o protagonismo e a força das mulheres, ampliando a necessidade desse palco para todos os gêneros através da música e de grandes artistas do cenário brasileiro”, completou.
Os palcos da festa estarão montados nos seguintes locais:
A mostra Um Giro Pelo Mundo – Navegando no Cinema Infantil propõe conectar pessoas por meio da narrativa do cinema e estimular a experiência audiovisual desde a infância, com a exibição de filmes de países como Suíça, Espanha, França, Alemanha, Austrália, Itália, Argentina e Brasil. Quando se trata de filme brasileiro, a ideia é expandir os horizontes, sair do eixo Rio-São Paulo e mostrar a riqueza cinematográfica de diversos estados do país, destacando as animações. Os filmes internacionais, em sua maioria, são exibidos sem diálogos ou dublados em português.
O tema escolhido para esta edição foi “tolerância” e está presente nas histórias exibidas na tela do cinema durante toda a mostra e nas atividades paralelas. “A temática escolhida é uma oportunidade para as crianças explorarem temas como diversidade, inclusão, respeito ao outro e ao meio ambiente, buscando inspirar crianças e jovens espectadores a valorizar a aceitação e a compreensão mútua, independente das diferenças culturais, sociais ou individuais”, destaca Carina Bini, curadora da mostra.
As atividades paralelas, também gratuitas, serão experiências culturais únicas para toda a família. Oficina de brincadeiras africanas, contação de histórias, prática lúdica de yoga, oficina dançante e ainda um bate papo completam a programação.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13/01 – sábado
14h30 Giro pelo Brasil – Curtas Animação (Tuca, o Mestre Cuca 2 episódios e Napo) | Sessão Acessível Libras
15h30 ATIVIDADE CULTURAL: Oficina Brincadeiras Africanas – AMARILIS IRANI
16h40 Giro pelo Brasil – Tarsilinha (*Sessão Acessível – LSE)
14/01 – domingo
14h Giro pela França- Vanille
14h35 ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – A Lenda da Cobra Traíra e o Homem Sol | GRUPO DE ARTES DYROÁ BAYÁ
15h45 Giro pela França: A Viagem do Príncipe
17/01 quarta-feira
15h Giro pela Argentina – Não-Discriminação
16h Giro pela Argentina – Natacha
18/01 – quinta-feira
15h Giro pela Austrália: Curtas (Jarli / Fabricante de Sonhos / Anciões / Achados e Perdidos)
16h Giro pelo Brasil – Tito e os Pássaros
19/01 – sexta-feira
15h Giro pela Argentina: Bons Tratos
16h Giro pela Alemanha: Hurricane – Livre como o Vento
20/01 – sábado
15h Giro pela Espanha: Curtas animação (A Galinha Cega / Girafa / Atenção ao Cliente)
16h ATIVIDADE CULTURAL: Oficina Brincadeiras Africanas – AMARILIS IRANI
17h Giro pela Suíça: Animações (Marea / Cérebro Perdido / O último dia de outono / Domingo / A Raposa e a Orelha)
21/01 – domingo
14h Giro pela França- Vanille
15h ATIVIDADE CULTURAL: Yoga com Histórias – JOÃO SOARES E ROSA MUNIZ
16h Giro pelo Brasil – Thiago e Ísis – E os Segredos do Brasil – 3 Eps (sessão acessível)
24/01 – quarta-feira
15h Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
16h Giro pela França – Calamity
25/01 – quinta-feira
14h Giro pela França- Vanille
15h Giro pelo Brasil – Fábulas Tortas
16h ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – Aqui&Aqui e Penda – SÓ PAPO
17h Giro pela França: A Viagem do Príncipe
26/01 – sexta-feira
14h Giro pela Argentina: Bons Tratos
15h Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
16h ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – A Lenda da Cobra Traíra e o Homem Sol – GRUPO DE ARTES DYROÁ BAYÁ
17h15 – Giro pela França – Yakari – A Fantástica Viagem
27/01 – sábado
13h30 Giro pela França – Calamity
15h ATIVIDADE CULTURAL: Yoga com Histórias – JOÃO SOARES E ROSA MUNIZ
16h Giro pela Espanha – Valentina
28/01 – domingo
13h30 Giro pela Argentina – Não-Discriminação
14h15 ATIVIDADE CULTURAL: Contação de Histórias – Como Capturar e Gildo está fora de ritmo – SÓ PAPO
15h30 Giro pela França – Yakari – A Fantástica Viagem
31/01 – quarta-feira
14h Giro pela Espanha: Curtas animação (A Galinha Cega / Girafa / Atenção ao Cliente)
15h Giro pela Austrália: Curtas (Jarli / Fabricante de Sonhos / Anciões / Achados e Perdidos)
16h Giro pela Argentina – Natacha
01/02 – quinta-feira
15h Giro pela França- Vanille
16h Giro pela Itália – Winx Club A Magia da Itália – 8 episódios
17h Giro pelo Brasil – Tito e os Pássaros
02/02 – sexta-feira
14h Giro pela Argentina – Não-Discriminação
15h Giro pela Alemanha: Hurricane – Livre como o Vento
17h Giro pela Espanha – Valentina
03/02 – sábado
14h Giro pelo Brasil – Fábulas Tortas
15h05 ATIVIDADE CULTURAL: Bate-Papo com diretora do filme Fábulas Tortas, Dilea Frate
16h30 Giro pelo Brasil – Curtas Animação (Tuca, o Mestre Cuca 2 episódios e Napo) – Sessão Acessível Libras
04/02 – domingo
13h Giro pela Suíça: Animações (Marea / Cérebro Perdido / O último dia de outono / Domingo / A Raposa e a Orelha)
14h Giro pela Austrália: Curtas (Jarli / Fabricante de Sonhos / Anciões / Achados e Perdidos)
14h45 ATIVIDADE CULTURAL – Oficina É frevo, pirráia! – SÉMADA RODRIGUES
16h Giro pelo Brasil – As Aventuras do Avião Vermelho