Seja na cidade , na praia ou no campo , todos sabemos que viajar é bom demais, né? Mas sabia que também há muita saúde envolvida aí?
Conhecer novos lugares, pessoas e culturas faz com que nosso corpo libere importantes hormônios ligados ao bem-estar, como a endorfina e a ocitocina.
No #DiaDoAviador, confira alguns motivos para fazer as malas e partir para aventuras!
Conhecer novos lugares
Seja na cidade, na praia ou no campo…
Viagens proporcionam a possibilidade de explorar destinos e de se abrir às novidades. Ao conhecer um lugar novo, o cérebro é alimentado por diversos tipos de hormônios ligados ao prazer.
Esses hormônios provocam uma série de benefícios ao corpo, tanto fisicamente quanto emocionalmente, como maior disposição e melhor humor.
Entender as diferentes culturas
Nenhum lugar do mundo é igual a outro. Até mesmo se você morar em uma pequena cidade do interior, pode ter a certeza de que o município vizinho funciona de uma forma totalmente diferente, com seus próprios hábitos e costumes da população.
Ao adentrar em novas culturas, sua visão de mundo é ampliada, sua percepção sobre as diferentes realidades é aguçada e, com isso, há margem para você se tornar uma pessoa mais empática.
Além disso, a criatividade é estimulada e, de quebra, você pode aprender novos idiomas, algo importantíssimo para o desenvolvimento cognitivo.
Conhecer novas pessoas
O ser humano é um agente social. É de sua natureza estar em contato com outras pessoas, compartilhar momentos e pensamentos e saber que tem uma base de suporte, se necessário.
O sentimento de pertencimento é importantíssimo para o equilíbrio emocional. Uma pessoa que se sente destacada não consegue estar plenamente bem.
Viajar é uma ótima forma de construir novos laços. E aqui há um recorte ainda mais importante: a socialização na terceira idade.
Idosos costumam viajar em grupos, e isso é muito benéfico para a saúde mental e física, já que há diversos estímulos, como a melhora do humor, combate ao sedentarismo e o sentimento de autonomia.
Viajar não é necessariamente muito caro
É claro que fazer grandes viagens – principalmente para o exterior – requer uma saúde financeira muito boa. Afinal, custos com passaporte, visto e passagens aéreas são salgados, normalmente.
No entanto, também há formas mais baratas de viajar. Tudo isso envolve planejamento e disciplina (e um tanto de sorte, às vezes).
Passagens de avião costumam ter um alto valor quando a data da viagem é muito próxima da data da pesquisa. Uma boa saída é comprá-las com bastante antecedência e, se possível, monitorar os preços e procurar por ofertas.
A data também é um fator importantíssimo: as chamadas temporadas – férias escolares e feriados nacionais – elevam muito os preços. Se encaixar na sua agenda, viajar na baixa temporada é uma excelente escolha.
Apesar de estarmos falando do Dia do Aviador, também estamos falando de viagem, que também podem ser feitas por meios terrestres. Curtir uma estrada, seja de carro ou de ônibus, também pode ser muito prazeroso.