Você sabia que 8 a cada 10 brasileiros querem mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal?
A pandemia teve papel fundamental pra esse número, já que as rotinas sofreram alterações consideráveis durante o período.
E isso também tem a ver com saúde mental e tempo de qualidade!
Estudo no Brasil
Uma pesquisa feita por uma consultoria de RH brasileiro revelou que 81% dos brasileiros desejam mais equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O número é consideravelmente maior que a média do planeta, que atingiu os 67%.
O resultado é reflexo da pandemia, que possibilitou a experiência de novas possibilidades nas vidas dos trabalhadores que antes eram inimagináveis, como o simples fato de ter tempo para se dedicar a um hobby, por exemplo.
Mais de 27 mil pessoas foram entrevistadas em 34 países para a produção do estudo.
Como isso afeta a saúde
Ao não separar as responsabilidades da vida profissional da vida pessoal, a sobrecarga física e emocional pode somatizar em diversas doenças, como ansiedade, depressão, burnout etc.
Organização
Como a maior parte do dia útil é gasta no trabalho, é muito importante que a organização esteja em dia, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Se as coisas do trabalho estão seguindo seu fluxo habitual, então o trabalho, teoricamente, não vai ultrapassar o limite estabelecido.
Se as coisas da vida pessoal também estiverem organizadas, não será necessária uma preocupação com isso ao longo do dia.
Definição de prioridades
Não é possível ter muitas prioridades. Isso vai até contra a lógica do significado da palavra.
Defina quais as suas e busque o melhor fluxo de execução delas. No fim do dia, o que é, de fato, importante, estará ou finalizado ou muito bem encaminhado.
Assim, haverá tempo de qualidade para usufruir fora do horário laboral.