Uma arte. Entre as 7 da humanidade, uma das mais importantes para o mundo moderno.
Arquitetura, escultura, pintura, música, dança, cinema e ela, a literatura.
De acordo com a Academia Brasileira de Arte, conhecer a literatura é saber de que forma a história foi contada ao longo dos anos. Grandes histórias, guerras, amores.
Ela – a literatura – é a 5ª grande arte. E o Absolutamente Feliz de hoje é exatamente sobre essa expressão tão incrível.
Será sobre uma literatura específica: A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown:
“Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é”
O subtítulo da obra parece uma provocação nos dias de hoje, em uma sociedade que exige o melhor do outro sem cogitar como essa pressão pode afetá-lo.
Mas como assim se aceitar? Isso é possível? Não ter vergonha? Balela…
Pois é, isso mesmo! A dica deste final de semana é uma leitura provocantemente leve. Em 184 páginas, a autora consegue passar uma poderosa mensagem por meio de suas pesquisas acadêmicas no âmbito das ciências sociais e de suas experiências de vida.
Ser perfeito e à prova de bala são conceitos bastante sedutores, mas que não existem na realidade humana. Devemos respirar fundo e entrar na arena [da vida], qualquer que seja ela: um novo relacionamento, um encontro importante, uma conversa difícil em família ou uma contribuição criativa. Em vez de nos sentarmos à beira do caminho e vivermos de julgamentos e críticas, nós devemos ousar aparecer e deixar que nos vejam. Isso é vulnerabilidade. Isso é a coragem de ser imperfeito. Isso é viver com ousadia.
Bom, se você não quiser ler ou precisa de um incentivo antes de embarcar nessa jornada, que tal assistir à escritora na Netflix?
“Com humor e empatia, Brené Brown discute o que é preciso para trocar o conforto pela coragem em uma cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza”:
E ainda tem mais! Ela é uma das pessoas mais assistidas no TED Talks mundial. Já são quase 15 MILHÕES de visualizações na palestra O poder da vulnerabilidade. São 20 minutinhos que valem muito a pena: