Neste Dia da Mulher, conheça as histórias de 5 mulheres que são e que foram incríveis durante o combate à pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo!
Ester Sabino
Coordenadora de uma equipe de imunologia composta por 60% de mulheres, a professora da Faculdade de Medicina da USP Ester Sabino sequenciou o genoma viral SARS-CoV-2 apenas 24 horas depois do primeiro caso confirmado no país, em 2020.
Mônica Calazans
Mônica foi primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. A enfermeira foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país e tinha recebido placebo. Ela atuou como auxiliar de enfermagem por 26 anos e se graduou em enfermagem aos 47 anos.
Nísia Trindade
Primeira mulher a assumir a presidência da Fiocruz em 120 anos da existência da instituição, Nísia Trindade foi responsável por liderar as ações do órgão no enfrentamento à pandemia. Ela articulou os processos entre o Ministério da Saúde, a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para a produção da vacina pela Fiocruz e está cumprindo a promessa de expandir o papel da fundação na comunidade global de saúde.
Andreza Francisco Martins
A farmacêutica professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolveu um método capaz de detectar o coronavírus Sars-CoV-2 em esfregaços do nariz ou da boca de pacientes com suspeita de Covid com resultado mais rápido do que o do teste RT-PCR, considerado padrão-ouro, e custo até dez vezes menor.
Mariângela Simão
Vice-diretora geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mariângela Simão foi responsável por garantir o acesso a fármacos e vacinas em pesquisa para países menos favorecidos economicamente por meio de políticas e acordos de uso equitativo.
Confira 5 das doenças mais comuns entre o sexo feminino e como preveni-las:
AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Há dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. No primeiro, ocorre a falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias. Normalmente, atinge pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
Já no segundo, há o sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Prevenção:
Pneumonia
É uma infecção que se instala nos pulmões e é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante.
Prevenção:
Diabetes
É uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo.
Prevenção:
Câncer de mama
É uma doença que acontece quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada. Um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos dutos e mais raramente nos lóbulos.
Prevenção:
Hipertensão
A doença está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Prevenção:
5 filmes sobre mulheres reais para se inspirar
Estrelas além do tempo
Rainha do Katwe
Malala
Um sonho possível
Preciosa
Conteúdo baseado em informações de: SUS, Site Drauzio Varella, Forbes e Folha de S. Paulo