Hoje é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca! 📚
Espaço de conhecimento, calma, aprendizado e desenvolvimento da sabedoria 💡
Trouxemos 5 livros da literatura nacional que você simplesmente não pode deixar de ler! A lista é muito boa.
Então, separe alguns minutos dos seus dias e se prepare para conhecer novos mundos sem sair do lugar!
Confira no Blog da Absoluta.
1) Grande Sertão: Veredas
Um clássico da literatura brasileira, Grande sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa parte do sertão de Minas Gerais para analisar questões universais que atravessam a alma humana, como o amor, o sofrimento, a violência, a força e a alegria.
2) Quarto de Despejo
Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada é o diário de Carolina Maria de Jesus. Moradora da comunidade do Canindé, em São Paulo, e mãe de três filhos, Carolina registra a sua rotina como catadora de papel e revela aos leitores um sensível e contundente relato da dura realidade vivida na periferia da capital paulista.
3) Memórias Póstumas de Brás Cubas
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”. Esta é uma das frases mais célebres da literatura brasileira e que dá início a um dos maiores clássicos de Machado de Assis. Memórias Póstumas narra em primeira pessoa a biografia de seu protagonista defunto e é sem dúvidas, um livro essencial para quem aprecia literatura brasileira.
4) Mar Absoluto
Mar Absoluto traz um conjunto de poemas de Cecília Meireles nos quais ela explora muito das suas origens familiares portuguesas, trazendo o mar como símbolo da época dos descobrimentos. Aborda ainda a plenitude do mar por uma ótica de perigo, de confronto. O título traz ainda a ideia de mar infinito, sem limites nem barreiras.
5) Antes do Baile Verde
Considerado como um dos melhores livros de Lygia Fagundes Telles, Antes do Baile Verde reúne narrativas escritas pela autora entre os anos de 1949 e 1969. As histórias presentes na obra trazem uma diversidade de narrativas, como a presente em “A caçada”, que conta a história de homem que mergulha em uma velha tapeçaria encontrada num antiquário, como se tivesse participado dela em um outro momento.